Seguidores

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

IDEIAS CRIATIVAS PARA ENSINAR HISTÓRIAS BÍBLICAS

Estaremos abordando alguns recursos que poderão ser utilizados e aperfeiçoados por cada um a fim de que a Palavra de Deus seja transmitida de forma criativa e proporcione uma maior assimilação ao aluno.

1. História com cortes de papel- Para este método o professor precisa de silhuetas de figuras que serão cortadas no momento da história. (figuras para a história da multiplicação dos pães em anexo)
Material: Papel colorset na cor que represente a figura e tesoura.
Modo de fazer: Risque a figura que deseja cortar. Dobre todos os papeis e deixe em cima da mesa onde você ira contar a história. No momento da narrativa bíblica corte a figura enquanto ensina a história. Depois de cortadas as figuras podem ser colocadas em um cartaz.

2. História com figuras no palito- Este método e muito simples, basta você pintar as figuras da história ou fazê-las de E.V.A. Depois de prontas colar em palitos de churrasco e apresentar a história para as crianças.
Material: Figuras dos personagens da história, palitos de churrasco e fita durex ou cola quente.
Modo de fazer: Pinte as figuras e depois plastifique com papel contato ou fita durex transparente larga. Em seguida junte dois palitos de churrasco e enrole com fita durex. Para finalizar prenda as figuras no palito. (figuras da história de Catarina em Anexo)

3. História interativa- Contamos a história interativa com a participação de todos; utilizando movimentos corporais e sons. Escrevemos o texto bíblico com nossas palavras e em seguida escolhemos algumas palavras que vão aparecer várias vezes no texto. Depois combinamos com as crianças gestos para estas palavras. Assim toda vez que aquela palavra aparecer elas farão os gestos combinados.
Ex: Jonas e o grande peixe
Gesticulação:
DEUS: fala “O Soberano”
Jonas: bate palmas;
Navio: abrir os braços;
Tempestade: fazer o som do vento-sopro;
Marinheiro: abraço.
Certa vez Deus disse a Jonas:
“Vá a cidade de Nínive e diga aquela gente que estou vendo as suas maldades.”
Porém, Jonas não gostava das pessoas de Nínive e pensou que podia fugir de Deus, ele embarcou num navio para ir a outro lugar.
Mas logo uma tempestade começou a jogar o navio de um lado para o outro, e o navio balançava e a tempestade os castigava.
Os marinheiros começaram a pensar que a tempestade arrebataria o navio.
Enquanto isso Jonas reconheceu que era a razão daquela terrível tempestade e disse aos marinheiros: “Atirem-me no mar, e a tempestade vai para.”
Os marinheiros não queriam jogar Jonas no mar, mas a tempestade ficava cada vez mais forte, então jogaram Jonas no mar e logo a tempestade acalmou.
Um grande peixe engoliu Jonas e o levou para a cidade de Nínive. Jonas aprendeu a obedecer a Deus.

4. História em rolo
Material: Papel carmim ou papel madeira, figuras para a história, lápis hidrocor, cola, tesoura e 2 rolos de papelão que vem com o papel filme ou alumínio.
Modo de fazer: Primeiro recorte o papel madeira e cole como uma grande tira. Pode usar a largura do papel ofício como medida. Depois vá colando as figuras na ordem da história e escrevendo as palavras que achar necessário como: nome dos personagens, nome da cidade onde ocorreu a história etc. Cole os rolos de papelão nas duas extremidades para que ao narrar a história você possa enrolar e desenrolar o rolo.

5. História com sucatas: Vamos apresentar a história de Naamã utilizando sucatas.
Material: uma caixa de papelão pequena, retalhos de E.V.A, retalhos de tecido ou feltro, cola quente e palito de churrasco.
Modo de fazer: Cubra a caixa com retalhos de E.V.A ou de papel. Faça em seguida um cenário de um rio, use cores escuras para dar a impressão de rio sujo. No meio da caixa coberta faça uma abertura. Pegue a figura de Naamã, pinte-a ou faça de feltro ou ainda com retalhos de tecido, em seguida cole no palito de churrasco. No rosto e blaços de Naamã faça manchas só de um lado. Quando estiver contando a história mostre o lado em que a figura está toda manchada. Depois que ele der os sete mergulhos (Use a abertura do meio da caixa para colocar o boneco dentro e fazê-lo subir e baixar dentro do rio) então mostre o boneco com a pele limpa.
6. História com bonecos móveis- Vamos apresentar a história de José com bonecos móveis que podem curvar-se.
Material: E.V.A preto para a base, retalhos de feltro ou tecido, arame para artesanato, cola quente e tesoura.
Modo de fazer: Recorte os moldes dos bonecos e faça de tecido ou feltro. Corte um pedaço do arame que meça da cabeça aos pés do boneco. Risque duas vezes o molde do boneco, pois o arame deve ficar por dentro para que não seja visto. Prepare uma base de papelão ou E.V.A para fixar o boneco. Quando estiver contando a história e falar que os irmãos de José se curvaram é só pegar os bonecos pelo meio e envergá-los.

7. História com figuras móveis
Material: E.V.A para o rosto e a roupa do cego. Cola quente e 01 colchete bailarina.
Modo de fazer: Risque e monte o rosto de Bartimeu com os olhos vasados. Risque e corte o molde em círculo que contem os dois olhos da figura. Depois com o colchete bailarina fixe o círculo com os olhos por trás do rosto de Bartimeu. Quando contar a história e falar que Bartimeu foi curado, gire o círculo e aparecerá os olhos da figura. Para você segurar melhor este recurso, cole atrás do rosto de Bartimeu um pedaço de E.V.A, ou de TNT para que coloque sua mão como se fosse uma luva.

8. História com caixa cenário
Material: Uma caixa de papelão média. Retalhos de TNT, tecido, ou papel de presente, cola, tesoura, móveis de brinquedos, bonecos para vestir.
Modo de fazer: Se você optar por fazer na caixa o cenário do interior da casa de Marta e Maria, por exemplo, você precisará forrar por dentro para representar as paredes pintadas. Depois coloque retalho no chão para representar o tapete. Em seguida arrume os móveis e vista duas bonecas pequenas para representar Marta e Maria. A parte externa da casa pode ser decorada como se fosse a fachada da casa.

9. História com brinquedos- Ao ministrar o ensino da história de Neemias, pode-se utilizar ferramentas de brinquedo. Relate a história bíblica com a participação das crianças e reforce a utilidade e a importância de cada ferramenta na construção do muro, comunicando a importância de cada um na casa de Deus. Podemos utilizar outros recursos (brinquedos) em outras histórias bíblicas. Ex: “A dracma perdida”- Avental, moedas, lanternas ou lamparinas e vassoura.

10. História com recursos naturais- Podemos utilizar recursos naturais em várias histórias bíblicas, veja abaixo algumas sugestões.
*Na história de Adão e Eva, depois de falar que Deus criou todas as frutas e proibiu apenas uma de ser comida. Leve frutas em pedacinhos e divida com os alunos.
* Quando ministrar uma aula sobre a Páscoa, leve carne assada para representar a carne do cordeiro, leve agrião picado para representar as ervas amargas e pão árabe para representar o pão sem fermento.
*Na história de Daniel e seus amigos na Babilônia. Leve legumes cozidos e água e demostre a alimentação escolhida por estes jovens fiéis, que decidiram não se contaminar com os manjares do rei. No final ofereça os legumes aos

Nenhum comentário:

Postar um comentário