Seguidores

sábado, 26 de fevereiro de 2011

AS DUAS ESCOLAS
de: Mário Barreto França

Diálogo para meninas

(Cenário: Uma encruzilhada. De manhã. Uma menina em traje escolar, representando a Escola primária, entra pela esquerda, sobraçando uma cartilha e trazendo uma lancheira na mão esquerda. Outra, em traje simples , de passeio, representando a Escola Dominical, entra pela direita, sobraçando uma Bíblia e cantando, à meia voz:)

E.B.D. - Eu sou da Igreja de Cristo
A Escola dominical,
Que levo a todas as almas
O ensino celestial.

E.P. - Bom dia, minha amiga! aonde vais apressada?
Ainda é cedo, não vês? Não há ninguém na estrada;
conversemos um pouco e falemos em tudo,
Tudo que diz respeito às belezas do estudo.
E.B.D. - Tenho pressa; preciso ir a um subúrbio pobre,
Cumprir uma missão hulmide, porém nobre:
Levo à mocidade uma boa lição,
O prêmio de um conselho, um pedaço de pão
E a palavra de fé que encoraja e seduz,
Na bondade de Deus e no amor de Jesus.
Mas... quem és, afinal?

E.P. - Eu sou a Escola Primária.
É grande meu dever, minha missão é vária:
Fazer uma criança uma útil criatura;
Inicio-a no edifício ao lado da leitura;
contando-lhe da Pátria os feitos de heroísmo,
Faço, nascer-lhe n'alma o são patriotismo,
E, dirigindo-a assim por um caminho reto,
Abro-lhe a porta azul do reino do Alfabeto,
Onde vive a cantar, onde vive a esplender
A divindade da arte e a glória do saber.

E.B.D.-É verdadeiramente altruísta o teu destino!
Moldas, em cada ser, com o escopo do ensino,
O caráter que tem na força do direito
O único ideal do cidadão perfeito
Que trabalha e que luta em prol da humanidade.

E.P. - No entanto, mais sublime é a tua caridade!
Eu, pelo bem da Pátria, ensino o principal...
Mas a ti, só te move o amor universal;
A todo coração ensinas a ser puro
Para alcançar o céu... Tua glória é o futuro,
O futuro melhor que se prometa a alguém
- a justiça do amor e o código do bem.

E.B.D. - Irmanemos, pois, na missão benfazeja
- Tu , Escola da Pátria; eu, Escola da Igreja
De oferecer ao mundo, o bálsamo eficaz
Desse amor fraternal, que é o símbolo da paz.

E.P. - Pela Pátria terrestre, esforça-me-ei em tudo
Pra dar à mocidade as riquezas do estudo.

E.B.D. - E eu, seja na cidade ou no sertão agreste
Eu sigo a trabalhar pela Pátria celeste,
Pregando em toda parte o evangelho da cruz
E oferencendo ao mundo o perdão de Jesus.

(Saem juntas, cantando, pelo caminho da direita.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário