Seguidores

quinta-feira, 3 de março de 2011


PREPARANDO A LIÇÃO BÍBLICA PARA CRIANÇAS
INTRODUÇÃO 
A criança é um ser integral. O ensino precisa motivar mudanças e crescimento no corpo, na alma e no espírito delas. A verdade é que todas as crianças necessitam de salvação. A bíblia é clara sobre a condição delas. Nasceram com a natureza do pecado (Sl 51.5). Estão perdidas (Is 53.6). Estão separadas de Deus por causa de seus pecados (Ef 2.1). Diante desta situação Deus convoca evangelistas de crianças, pessoas que chamadas pelo Senhor desejem ganhar estas almas para o seu reino. As crianças precisam de uma aula especial e na linguagem delas. Veremos então qual a melhor forma de preparar uma lição para alcançar as crianças.

PASSOS PRÁTICOS AO PREPARAR A LIÇÃO BÍBLICA

2.1- Ore pedindo a direção de Deus;
2.2- Leia muitas vezes a passagem bíblica em que a história está baseada;
2.3- Desenvolva todo o assunto da história em sua mente;
2.4- Use a imaginação, mas nunca diga algo que é imaginado por você como se estivesse escrito na Bíblia.
2.5- Aliste todos os eventos em sequência e divida a história em vários momentos;
2.6- Selecione a Verdade Central ou as verdades principais da passagem. ( A Verdade Central também é chamada de Lição Espiritual);
2.7- Escolha um versículo bíblico para a sua lição, outro para a aplicação da VC e outros para apresentar a Mensagem da Salvação;
2.8- Elabore um desafio, para a criança poder praticar em casa o que aprendeu na aula.
2.9- Defina que recursos visuais serão usados para ilustrar a lição.
2.10- Faça seu esboço.

OBJETIVOS DA LIÇÃO BÍBLICA

Em toda classe de evangelismo infantil ou Escola Dominical sempre vamos encontrar crianças que já entregaram sua vida a Jesus e crianças que ainda não fizeram sua decisão por Cristo. Daí a necessidade de prepararmos uma lição com estes dois objetivos:

1º – Levar a criança não salva a Cristo
2º – Levar a criança salva a crescer em Cristo.

Deus deu sua palavra para crescimento dos que querem aprender aquilo que as Escrituras têm para ensinar (2 Tm 3.15-17) Esses três versículos nos ensinam que a Palavra foi dada para salvação, para doutrina, para repreensão, especialmente quanto a conduta. Para correção especialmente quanto a doutrina, para instrução na justiça, a fim de que sejamos perfeitos, prontos, equipados para toda boa obra.
O PLANO DA SALVAÇÃO PARA A CRIANÇA NÃO SALVA

Se as crianças ainda não são salvas precisamos colocar dentro da lição bíblica a apresentação do evangelho durante a narração. Quando houver oportunidade de uma ligação apresente os passos do caminho da salvação, que estão aqui distribuídos em cinco pontos:
1º- Deus ( Fale que Deus é o Criador, é Amor ( Jo 3.16), é Santo e está no céu).
2º- Pecado ( Explique que o ser humano é pecador. Dê a definição de pecado: tudo o que 
pensamos, falamos ou fazemos que não agrada a Deus. Dê exemplos de versículos bíblicos sobre pecado ( Rm 3.23; Rm 6.23; Is 53.6)
3º Jesus ( Fale da pessoa e da obra redentora de Jesus. Explique que Ele é o filho perfeito de Deus que morreu por nossos pecados, derramou seu sangue por nós ( Hb 9.22),mas ressuscitou e está vivo pronto para nos perdoar).
4º- Salvação ( Fale que a salvação é de graça, é um presente de Deus ( Jo 1.12), fale o que a criança precisa fazer para receber Jesus como Salvador):
-        Reconhecer que é pecadora e confessar seus pecados;
-        Crer que Jesus morreu em seu lugar;
-        Receber Jesus como Senhor e Salvador em sua vida.
5º- Convite ( Faça o apelo. Ofereça à criança a oportunidade de demonstrar que realmente quer ser salva e deseja crescer em Jesus).
É muito importante que essa decisão seja seguida de aconselhamento para a salvação e de um bom discipulado infantil, até que as crianças cheguem ao ponto de caminhar sozinhas.
É importante sempre que puder lançar mão de um recurso para apresentar a Mensagem da Salvação.
O ENSINO A CRIANÇA SALVA

As crianças devem aprender a fazer escolhas que procedam da compreensão do ensino da Palavra de Deus e a ter sabedoria para colocá-lo em prática. Muitas crianças ouviram diversas histórias bíblicas, mas como não houve nenhuma aplicação, sua vida não foi transformada, e elas não foram desafiadas a colocar em prática o que a lição bíblica lhes ensinou.
Tudo na lição bíblica deve voltar-se à construção da verdade principal da história. Quando a criança for para casa, queremos que leve no coração:

1º- A verdade central da lição, aprendida claramente;
2º- A aplicação da verdade central, de modo pessoal e concreto.

O professor deve concentrar-se em ensinar somente uma verdade principal em lugar de ensinar muitos princípios por aula. Esta verdade deve ser repetida pelo menos três vezes durante a narrativa da história, para que as crianças a entendam bem e nunca mais a esqueçam, colocando-a em prática.

Referências:
*Apostila do Congreso da APEC 2006-
 "Dinâmica na Lição Bíblica" Doherty,Sam- Por que evangelizar crianças?
-APEC- São Paulo 2008.
*Bíblia de Recursos para ministério com Crianças-
APEC/HAGNOS- São Paulo, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário