Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2011

Lição Bíblica: Jesus é a nossa Arca.

Texto Bíblico: Gn 6. 1-22                              
Objetivos:
-Explicar que o mundo precisa de um Salvador;
-Compreender que só em Jesus há salvação.

Versículo Bíblico Chave: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10) 

Verdade Central: “Jesus é o nosso Salvador” (Atos 4.12)
A paz do Senhor crianças! Como estar o tempo hoje? Será que vai chover? O que usamos para nos proteger da chuva? Isto mesmo, o guarda-chuva. Eu trouxe um guarda-chuva hoje para a nossa (Abrir o guarda-chuva e se abrigar embaixo dele). Crianças, vocês sabem quando choveu pela primeira vez? (escutar e valorizar a resposta dos alunos). Há muito tempo atrás Deus ficou muito triste com a desobediência das pessoas e por isso enviou uma grande chuva para a terra. Eu vou contar hoje para vocês, esta triste história para umas pessoas, mais com um final feliz para outras.

Figura 01 - (Deus falando com Noé) Existia um homem na terra que Deus o amava muito, seu nome era Noé. Ele obedecia a Deus e ensinava seus filhos também a obedecerem. Quem sabe como era o nome dos filhos de Noé? (escutar a resposta das crianças). Mas, as outras pessoas que moravam na cidade de Noé eram más, chingavam aos outros, batiam uns nos outros, não obedeciam a pais e mães, roubavam e faziam muitas outras coisas erradas. Então Deus ficou muito aborrecido com estas pessoas e falou com Noé que enviaria uma grande chuva para destruir toda a terra.


Figura 02 – (Noé e seus filhos construindo a arca) Como Noé e sua família amavam e obedeciam a Deus, Ele mandou que Noé construísse um barco bem grande chamado arca para que Noé, sua família, e os animais (um casal de cada espécie) pudessem ser salvos. Deus disse a Noé como ele queria que a arca fosse feita, cada detalhe. Quando Noé e seus filhos estavam construindo a arca, as pessoas passavam e perguntavam a Noé pra que ele estava construindo aquele grande barco. Noé respondia que Deus estava triste com os homens e que mandaria uma grande chuva para destruir a todos por causa de seus pecados. Sabem o que acontecia crianças? As pessoas não acreditaram em Noé e começaram a chamá-lo de louco, riam dele e de seus filhos enquanto construíam a arca. Assim como Noé, fale de Jesus para todos que ainda não o conhecem, mesmo quando seus colegas rirem de você.



Figura 03 –(Os animais entrando na arca) Noé passou cento e vinte anos para construir a arca. Houve muito tempo para que as pessoas se arrependessem, mas elas continuavam fazendo coisas erradas e desobedecendo a Deus. Até que chegou o dia. Deus mandou Noé entrar na arca com sua família (esposa, três filhos e três noras), os animais (um casal de cada espécie) mais sete casais de cada animal que era utilizado para o sacrifício. E assim Noé fez. Deus esperou que todos entrassem na arca para mandar a chuva.


Figura 04 –(A arca em meio ao temporal) E choveu, choveu, choveu durante quarenta dias e quarenta noites, mas todos que estavam na arca estavam salvos... 


Figura 05 –(Noé soltando a pomba) Depois que parou de chover, Deus mandou um vento sobre a terra e as águas começaram a baixar. A arca parou no monte chamado Ararate. Mas Noé esperou muitos dias para sair da arca, primeiro Noé soltou um corvo que ficava indo e vindo, depois soltou uma pompa, mas não havendo lugar para a pomba pousar, ela voltou à arca.
Figura 06- ( Nóe, sua família e os animais saindo da arca) Noé então esperou sete dias e soltou de novo a pomba, que voltou à tarde com uma folha de oliveira no seu bico. Com este sinal, Noé entendeu que a terra estava bem sequinha e saiu da arca com sua família e os animais. Em agradecimento ao Senhor pelo grande livramento, Noé construiu um altar ao Senhor. Deus gostou tanto da atitude de Noé, que prometeu nunca mais destruir a terra com água, como sinal de sua aliança colocou no céu um lindo arco-íris. Toda vez que o arco-íris aparecesse no céu Noé e todas as pessoas deveriam lembrar-se deste acordo. Deus também fez outro acordo com todas as pessoas. Todos os pecadores que aceitarem ao seu filho Jesus como salvador serão livres de seus pecados, assim Entregue sua vida a Jesus só Ele poderá salva-lo. Agora eu tenho uma boa notícia para vocês: Assim como Deus salvou a família de Noé através da arca, Ele mandou seu único filho para salvar você do pecado. Mas o que é pecado? Pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos e fazemos que não agrada a Deus. O pecado nos afasta de Deus, a Bíblia diz: “Por que o salário do pecado é a morte, mas o presente de Deus é a vida eterna com cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6.23). Porém, Deus o criador de todas as coisas nos ama muito e enviou Jesus para morrer na cruz a fim de nos livrar do pecado (João 3.16). A Bíblia diz que ele morreu, mas ressuscitou e hoje está vivo no céu pronto para nos ouvir e perdoar. Então criança, você que ainda não recebeu ao Senhor Jesus como seu Salvador, poderá dizer para Jesus que a partir de hoje não fará mais as coisas erradas que anda fazendo como: mentir, bater nos outros desobedecer etc. Quando desejamos deixar o pecado e seguir a Jesus nos tornamos filhos de Deus, Jesus entra no nosso coração, nos salva e nos ensina a viver melhor,  recebemos uma vida nova e o direito de ir morar no céu.

2 comentários:

  1. Muito lindo a forma que vc fala da salvação através dessa história

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo a forma que vc fala da salvação através dessa história

    ResponderExcluir